Banco Central é alvo de recomendação do MPF/PE | Portal Jurídico Investidura - Direito

Banco Central é alvo de recomendação do MPF/PE

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE), com o objetivo de assegurar o direito dos consumidores, enviou recomendação ao Banco Central do Brasil (Bacen) para que oriente as instituições financeiras a não bloquear ou cancelar contas de titulares que estejam com inscrição no CPF pendente de regularização. O responsável pelo caso é o procurador da República Alfredo Falcão Júnior.

A recomendação é fruto de inquérito civil instaurado para apurar casos de instituições financeiras que estão impedindo a movimentação de contas de bancárias quando os titulares possuem inscrição no CPF pendentes de regularização, por não terem apresentado declaração de imposto de renda à Receita Federal. Apurações do MPF apontaram quase 320 mil contas bloqueadas em apenas três bancos por esse motivo.

De acordo com a Carta Circular nº 3.006/00 do Bacen, as instituições financeiras poderiam encerrar apenas as contas de titulares com inscrição no CPF cancelada. Porém, a Carta Circular nº 3.372/09 da instituição ampliou o cancelamento ou bloqueio para as inscrições nulas, suspensas e pendentes de regularização, o que inclui, por exemplo, pessoas que não apresentaram declaração de imposto de renda à Receita Federal.

Segundo a legislação, entre as competências do Bacen não está a imposição de punições pelo descumprimento de obrigações tributárias. Tal atribuição é, na realidade, da Secretaria da Receita Federal do Brasil, instituição responsável pela aplicação de multas nesse caso. No documento, o MPF ressalta ainda que o bloqueio de contas bancárias impede o acesso dos titulares a recursos de natureza alimentar, como salários, pensões, proventos, honorários e benefícios, que não podem ser retidos nem mesmo por processo legal.

O MPF deu prazo de 90 dias, a contar do recebimento da recomendação, para que o Bacen oriente as instituições do sistema financeiro que a Carta Circular nº 3.006/00 não é aplicável aos casos de inscrições no CPF pendentes de regularização. O Bacen também deve publicar a informação no seu site oficial. Em caso de descumprimento, o MPF poderá adotar as medidas judiciais cabíveis.

Inquérito Civil nº 1.26.000.002607/2014-76.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7348
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal



Fonte: MPF
 

Seção: Notícias
Categoria: MPF

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. Banco Central é alvo de recomendação do MPF/PE. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 21 Set. 2015. Disponível em: mail.investidura.com.br/noticias/228-mpf/332677-banco-central-e-alvo-de-recomendacao-do-mpf-pe. Acesso em: 22 Jul. 2019

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO