MPF/RJ exige fim de nepotismo no Conselho Regional de Enfermagem | Portal Jurídico Investidura - Direito

MPF/RJ exige fim de nepotismo no Conselho Regional de Enfermagem

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) expediu recomendação para que a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RJ), Maria Antonieta Rubio Tyrrell, demita, imediatamente, Viviane de Castro Ferreira, nomeada para o cargo de confiança de procuradora adjunto de contencioso e administrativo da instituição. Viviane é mãe da neta da presidente do Coren. Ela foi admitida em dezembro de 2014, sem concurso público, e foi promovida duas vezes até chegar ao cargo atual, em julho de 2015.

O MPF entende que se trata de caso de nepotismo. A maior remuneração de Viviane provoca, automaticamente, a diminuição do valor da pensão pago pelo pai da criança, que é filho da presidente do Coren. "Além do laço familiar entre a presidente do COREN e o filho da contratada, há interesse patrimonial próprio da Presidente e de seu filho em manter tal contratação, desobrigando ou mitigando pensão à criança", afirma a procuradora Ana Cristina Bandeira Lins, responsável pela recomendação.

A Recomendação requisita resposta em dez dias úteis sobre a medida adotada. Foi instaurado também Inquérito Civil para apuração de eventual ato de improbidade administrativa.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro
Tels.: (21) 3971-9488/9460 www.prrj.mpf.mp.br

 



Fonte: MPF
 

Seção: Notícias
Categoria: MPF

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. MPF/RJ exige fim de nepotismo no Conselho Regional de Enfermagem. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 25 Set. 2015. Disponível em: mail.investidura.com.br/noticias/228-mpf/332813-mpf-rj-exige-fim-de-nepotismo-no-conselho-regional-de-enfermagem. Acesso em: 22 Jul. 2019

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO